No dia 18 de janeiro o professor Paulo esteve na nossa
escola para uma das suas habituais sessões de TIC.
Desta vez, iniciou-se exploração da “Programação
robótica em lightbot”.
“Light-bot é um jogo cujo objetivo é o de
programar um robô para se movimentar e acender alguns quadrados. As únicas
coisas que o robô pode fazer é andar para a frente, virar à esquerda, virar à
direita, saltar e acender a luz (para qualquer quadrado azul que ocupe). O
jogador pode fazer duas funções, mas não há ramificações, e o robô tem uma
memória extremamente limitada.”
O Lightbot permite aos alunos aprender
conceitos como ciclos de repetição, ciclos com base numa condição, etc. E não é
necessário escrever código.
Acreditamos que ensinar programação a
crianças é fundamental nos dias de hoje e uma chave para o futuro.
Os principais objetivos deste jogo são desenvolver
o pensamento lógico-matemático em crianças, através da programação de
computadores, e promover a inclusão digital através do ensino de novas
tecnologias.
Foi com grande euforia e entusiasmo que
os alunos participaram nesta aula e não se esqueceram de solicitar a
continuação deste jogo...
Mas isto ficará para as cenas dos
próximos episódios, não é professor Paulo?
Sem comentários:
Enviar um comentário